domingo, 5 de fevereiro de 2012

Grafeno: o futuro da Internet

 

Os cientistas russos Andre Geim e Kostya Novoselov, ambos da Universidade de Manchester, que em 2010 receberam o Nobel de Física pela descoberta do grafeno, agregaram um novo valor a este material, a ponto de afirmar que ele poderá revolucionar a comunicação na Internet dotando-a de uma velocidade incrível. O grafeno é o material mais fino que existe, à beira do inimaginável: tem um átomo de espessura, motivo pelo qual se trata de um material bidimensional.
Agora, Geim e Novoselov, segundo o artigo publicado na última edição da Nature Communications, descobriram um método de aproveitá-lo ainda mais. O problema do grafeno estava em sua pouca absorção da luz (deixando passar quase 97% dela) o que não permitia gerar eletricidade. Agora, os cientistas combinaram este material com nanoestruturas metálicas, dispostas de um modo específico, o que permitiu que o grafeno aproveite a luz até vinte vezes mais. A altíssima mobilidade dos elétrons de grafeno, nestas condições, pode gerar uma velocidade que multiplica centena de vezes a dos cabos de Internet atuais. A história do material mais fino de todos está apenas começando, mas dado a suas características únicas e sua imensa gama de aplicabilidade, pode-se vislumbrar para ele um futuro cheio de surpresas.

ARTIGO RELACIONADO
Agencia Sinc

Fonte: http://seuhistory.com

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Em 2012!!!

Oi internautas!
Continuaremos os trabalhos de vetorição das revistas em quadrinhos (Projeto Educação em Quadrinhos), a greve dos professores (no Estado do Amapá) atrapalhou nosso cronograma de trabalho! Mas quem seriamos nós se não lutássemos por nossos direitos!
A previsão é para estarmos de vento em polpa no mês de março! Vamos ter que bater a poeira das férias e relembrar algumas coisas que foram esquecidas sobre o Software Livre Inkscape, formaremos novas turmas e será implementado o curso de Edição de imagens com o software Gimp. Um abraço a todos e Lembrem-se: Sejam Livres, Usem Linux!
(A Arte acima foi feita com o software Gimp!)

(texto: Professor Marcondes Pereira de Oliveira – profmarcondesap@gmail.com)